VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Fiéis acompanham confecção do terço gigante para os festejos da Penha
 


Os preparativos para o início da Festa da Penha estão a todo vapor no santuário da padroeira, em Vila Velha. Fiéis acompanharam na manhã deste sábado a confecção de um terço gigante que enfeitará o cenário do Convento da Penha.

Para este ano o terço contará com 20 metros de comprimento e foi feito com 1206 garrafas PET pintadas nas cores branco, amarelo, azul, vermelho e verde. Cada pedrinha que simboliza a Ave Maria foi feita com essas garrafas em formato de flores.

O médico e idealizador do terço, Osmar Salles, explicou que cada parte confeccionada homenageia a padroeira do Espírito Santo. Segundo ele, as flores simbolizam o amor e o carinho por Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo. Já as cores simbolizam a maternidade universal, além de simbolizar os continentes.

"Este terço depois de pronto e erguido entre as palmeiras fica até emocionante. As pessoas se encantam com trabalho. Gostaria que os elogios não fossem para mim, mas para o terço que é uma oração da igreja, agregada de valores. Ele não é um simples enfeite. É uma arte de devoção que trás toda história da salvação", contou Osmar.

A programação oficial da Festa da Penha começa neste domingo de Páscoa, com a realização das missas. Vale lembrar que neste sábado de Aleluia, não haverá celebrações no Convento. Os padres apenas fazem atendimentos particulares.

No domingo, as missas voltam aos horários tradicionais, começando as 5 da manhã. Já às 14h30 terá início o Oitavário que prossegue até o dia 20 de abril. Durante a realização do Oitavário, as missas serão realizadas no campinho do Convento, já que o número de fiéis é muito grande.

Quem visitava o convento na manhã deste sábado de aleluia se encantava com o trabalho dos fiéis que ajudavam o médico nos preparativos finais de instalação do terço. A turista carioca Leila Martins visitava o Convento pela primeira vez e ficou surpresa com o trabalho. "É uma linda homenagem a Nossa Senhora. Vou aproveitar esses dias na cidade para conhecer a festa da padroeira do Espírito Santo", contou.

Congo

A cultura capixaba também prestou sua homenagem a Nossa Senhora da Penha. Os congueiros da banda de Congo Mestre Honório da Barra do Jucu, subiram a ladeira do convento cantando em louvor a Nossa Senhora. O Mestre Vitalino, de 46 anos, presidente da banda de congo, contou que durante todo período da Quaresma os tambores se calaram em respeito ao período.

"Há cinco anos consecutivos que subimos o Convento cantando, sempre no Sábado de Aleluia. Já virou uma tradição. Para nós, isso é uma demonstração de fé, pois hoje, para o congo, é como se estivéssemos renascendo. Isso porque, como forma de respeito, nós ficamos a Quaresma inteira sem fazer barulho. Nesse tempo, as pessoas sempre cobravam da gente um sonzinho, mas não fazíamos para respeitar a Quaresma. Hoje, estamos nos libertando".

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 12/04/2009 às: 0-1:04
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.